Coordenador : Muriel da Silva Carneiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394698.2206.153242.08052023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo a ser atendido pelo projeto será composto por servidores técnicos-administrativos técnico em nutrição e dietética, nutricionista e servidores docentes ou técnicos-administrativos, que sejam gestores de restaurantes universitários de instituições de ensino público superior do Brasil. Técnico em nutrição e dietética, nutricionista trabalhadores da iniciativa privada. Alunos de graduação do curso de nutrição das universidades públicas e privadas.
Local de atuação: O projeto será realizado em ambiente virtual, nas dependências da Universidade Federal Fluminense e demais universidades colaboradoras: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Catalão e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- Campus Formosa.
Objetivo
Objetivo Geral Facilitar a troca de saberes entre restaurantes universitários, nas instituições públicas de ensino superior, das diferentes regiões do Brasil, através da criação de uma rede de comunicação entre os nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e gestores dos mesmos. Objetivos Específicos - Conhecer o funcionamento dos restaurantes universitários e seus modelos de gestão nas diferentes regiões do Brasil; - Analisar o perfil profissional dos servidores técnicos em nutrição e dietética, nutricionistas e gestores dos restaurantes universitários; - Identificar as necessidades de aperfeiçoamento nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e gestores dos restaurantes universitários, pertinente aos diversos temas que circundam a gestão dos mesmos; - Estabelecer um ambiente virtual para troca de experiências e construções coletivas sobre temas em alimentação coletiva e políticas de alimentação e nutrição no ambiente universitário; - Elaborar conteúdo de caráter educativo, referente aos diversos temas que circundam a gestão de restaurantes universitários, a ser compartilhado em mídia digital; - Promover capacitações para profissionais técnicos em nutrição e dietética, nutricionistas e demais profissionais gestores dos restaurantes universitários, sobre os diversos temas que circundam a gestão dos mesmos.
Resumo
No Brasil, há mais de 130 universidades estaduais e federais, demandando alimentos regularmente para seus Restaurantes Universitários (RUs). Os RUs são espaços de prática do Direito Humano à Alimentação Adequada e fazem parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica na universidade até a conclusão da graduação de ensino superior. A partir de 2007, com a implantação do REUNI, iniciou-se o processo de readequação funcional de servidores ao quadro para a gestão eficiente e eficaz dessas unidades de alimentação e nutrição (UAN). As redes sociais adentraram também o meio institucional, ultrapassaram o âmbito acadêmico/científico. É crescente o número de pessoas conectadas ao objetivos específicos, ou apenas pelo prazer de trazer à tona ou desenvolver uma rede de relacionamentos. Isso é possibilitado por um software social que, com uma interface amigável, integra recursos além dos da tecnologia da informação. Dessa forma considerando as inerentes características das redes sociais: uma estrutura sem fronteiras; uma comunidade não geográfica; um sistema de apoio ou um sistema físico que se pareça uma rede, associado a característica continental brasileira o objetivo do projeto é facilitar a troca de saberes entre restaurantes universitários, nas instituições públicas de ensino superior, das diferentes regiões do Brasil, através da criação de uma rede de comunicação entre os técnicos em nutrição e dietética, nutricionistas e gestores dos mesmos.